Home Colaboradores
Colaboradores do Violão Mandrião

André Ebert

E-mail Imprimir PDF

Começou aprender violão popular com seu pai aos 12 anos, iniciando-se no erudito com o prof. José Rubens Coelho.

Passou pela ULM onde estudou com Eder Francisco e licenciou-se em Música pela UNESP, tendo a oportunidade de aprender com o Prof. Giácomo Bartoloni. Atualmente leciona Violão e História da Música na Escola Técnica de Artes - Centro Paula Souza, e Artes na Rede Municipal de Ensino, em nível Fundamental e Médio. É também integrante da Cia. Mover de Artes - http://blogciamover.blogspot.com

Mais informações:
www.myspace.com/andredoviolao

 

Alvaro Henrique

E-mail Imprimir PDF

Alvaro Henrique

 

Alvaro Henrique, violonista brasiliense, tem como principal objetivo artístico dividir seu entusiasmo pela música, e vem concretizando-o ao fazer concertos e gravações, divulgar novas obras, colaborar com compositores, ampliar o público, e ao trocar experiências com estudantes de música.

Compartilhou seu amor pela música com platéias no Brasil e no exterior, como no III Festival Nacional de Violão do Piauí, no XX Encontro de Violão e Violonistas Goianos, no Festival de Música Clássica Contemporânea de Lima, na interpretação do Concerto de Copacabana, de Radamés Gnatalli, com a Orquestra de Câmara Vale do Paraíba, sob regência de Rogério Santos, e outras apresentações em diversas cidades.

Representou a cultura brasileira no exterior, realizando apresentações no Peru, Irlanda, Inglaterra, Grécia, Alemanha e Suíça, tocando sempre obras nacionais, em especial de Heitor Villa-Lobos e César Guerra-Peixe.

Divulgou novas composições, tendo feito a primeira gravação mundial de Sighs, (Jorge Antunes), das obras para violão solo de Cláudio Santoro, da Suíte para Violão (Ernest Mahle), dos Cinco Intermezzos (Celso Mojola), entre outras. Também motivou compositores a escrever novas obras, e resultou dessa parceria Gegensatz (Oliver Thedieck), A Reconstrução de Brasília, (Carlos Alberto Silva), o Concertino para Violão e Grupo de Sopros e Percussão (Calimério Soares), entre outras.

Consciente da importância de ampliar o público de música erudita e instrumental, participou de projetos como o Curso de Formação de Platéias do CCBNB, em Fortaleza, e foi o primeiro presidente da Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO), entidade que desde 2005 realiza eventos mensais de música instrumental gratuitos ou a preços populares.

Auxiliou estudantes de música a atingir seus sonhos ministrando aulas, palestras e escrevendo artigos que, além de dar ferramentas para os alunos tocar melhor, procuram ajudá-los a conseguir um espaço no mercado, como nas palestras no SESC 504 Sul (Brasília) sobre planejamento de carreira musical e nos artigos publicados na revista Violão Pró sobre como marcar os primeiros recitais. Também dividiu suas experiências e conhecimentos em diversos sites, revistas e participações em programas de rádio e TV.

Em agosto de 2009 retornou ao Brasil após estudar na Alemanha sob orientação de Franz Halasz. Entre seus projetos em desenvolvimento estão a gravação de um novo CD e uma série de apresentações em homenagem aos 50 anos de Brasília, que contarão com composições inéditas feitas especialmente para a ocasião.

www.alvarohenrique.com

www.duobandeirante.com

Última atualização em Sáb, 26 de Setembro de 2009 14:22
 

Giacomo Bartoloni

E-mail Imprimir PDF

GIACOMO BARTOLONI é natural de São Paulo. Diplomado em Bacharelado/Violão pela FAAM, com o Prof. Henrique Pinto,  Mestrado em Musicologia no Instituto de Artes/UNESP e Doutorado pela Unesp. Participou de vários Concursos de Interpretação e Composição, destacando-se em vários deles. Desempenha imensa atividade como solista e camerista nos principais centros do país, realizando estréias nacionais e mundiais. Paralelamente trabalha como arranjador e compositor. Realizou gravações para diversas rádios e televisões. Em 1989, lançou o LP "Violão-Câmara-Trio", com Henrique Pinto e Ângela Muner. Professor convidado de diversos festivais de música. Em 1994 e 1995, realizou tournées na França, apresentando-se em concertos e conferências, além de gravar um disco, com o violonista francês Frédéric Bernard. Participou também do CD Poema Brasileiro (1996) de Paulo de Tarso Salles (Paulinas/Comep). Lecionou na FUNDARTE (São Caetano do Sul), FAAM, Universidade São Judas Tadeu e atualmente é Professor Doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP.

Contribuiu para este site com todo o conteúdo de Harmonia Aplicada ao Violão.

 

Cláudio Sant'Ana

E-mail Imprimir PDF

Nascido em Cosmorama/SP, é bacharel em violão erudito pela Unicsul - Universidade Cruzeiro do Sul e professor de educação artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Começou seus estudos de violão erudito e popular aos dez anos de idade com Ruy Tornese de Araújo. Posteriormente, ingressou na ULM - Universidade Livre de Música, onde estudou em violão erudito e popular com o violonista Marcos Murillo. Também estudou com Giacomo Bartoloni e Paulo de Tarso Salles para aperfeiçoamento.

Atuou durante anos como regente de coral em casamentos e como violonista e cantor em festas e bailes através da Cecilie Promoções Artísticas s/c Ltda.
Como regente atuou também na ETESP - Escola Técnica São Paulo por mais de 5 anos.
Como violonista ingressou a primeira formação do grupo "Confraria" com repertório dedicado ao choro.
Participou do evento "Manifestazione Culturale Brasileirando: i colori, la cultura, la gente in occasione dei 500 ani della scoperta Del Brasile" em 2000 nas cidades de Florença e Campi Bisenzio, Itália.

É  o idealizador e mantenedor deste site, especializado na música produzida para este instrumento,  além de colaborador no site "Apoio Musical" - Loja virtual, dentre outros sites dos quais participa do desenvolvimento e operacionalização.

Foi violonista no Grupo Bokomoko, voltado para a clássica música popular brasileeira e, atualmente é  professor particular de violão popular e erudito além de trabalhar na ABC Musical (Santa Cecilia/SP), Centro de Estudos Musicais Maestro Ciotto (Belenzinho) e ETEC de Artes - Parque da Juventude do Centro Paula Souza como professor de História da Música Brasileira, Violão, Aplicativos Informatizados na área musical além de Artes na ETEC Parque da Juventude.

Visite o site oficial: www.claudiosantana.mus.br

 

 



Nós temos 50 visitantes online
Banner