Home Violonistas & Professoes Acácio Oliveira

Acácio Oliveira

E-mail Imprimir PDF

Iniciou seus estudos de violão com Henrique Pinto e, posteriormente, com Turíbio Santos, Alexandre Lagoya, Miguel Angel Girollet e Álvaro Pierri. Venceu o 1º Premio melhor instrumentista no Festival Internacional de Música Clássica de Campos do Jordão, em 1977 São Paulo – Brasil.

Laureado a realizar série de concertos pelo Brasil nas comemorações do centenário de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, em 1987, efetuou, também gravações exclusivas para a televisão Cultura de São Paulo, [Brasil].

O seu debut como solista foi com a Orquestra Sinfônica da UNITAU, em 1881, sob regência do Maestro Teixeira Barreto, vindo também a se apresentar, posteriormente, com a Cameramúsica.

Em 1988, num período de intensa atividade de concertos nos principais teatros e salas de recitais do Brasil, fez sua primeira apresentação nos Estados Unidos como solista da Alhambra Chamber Orchestra, que lhe valeu elogios da crítica.

Voltou no ano seguinte à América do Norte para executar o Concierto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, com a Diablo Symphony Orchestra de São Francisco da Califórnia.

Em 1998 recebeu o título de Embaixador Joseense da Música Clássica pelo extenso trabalho realizado com o Violão Clássico.

Em 1999, a convite da Associazione Nova Philarmonia da Itália, sediada em Roma, participou da série de concertos em Nápoles, durante o Festival Internacional de Música Clássica de Castellabate. Diretor e coordenador do Festival Grandes mestres da Música de São José dos Campos - edição 2003 e 04.

Em 2004 gravou para a televisão Senado de Brasília, Rede Canção Nova e Rede Globo – especiais sobre Heitor Villa-lobos.

Convite para concertos em 2004 na Europa – Milão, Legnano e Paris.

A convite do Governo Russo, em Dezembro de 2007 fez parte do Corpo de Jurados do festival do violão Clássico " Tabula Rasa " em Volgogrado. Fez recitais e Concerto com a Filarmonica de Volgogrado sob regencia de Eduard Serov.

Fundador e Diretor-Presidente do Conservatório Musical Villa-Lobos de São José dos Campos (SP.) desde 1980. Membro Presidente e fundador da FAVCOLESP Faculdade Villa-lobos do Cone-Leste Paulista 2009.

Seu primeiro álbum, em 1999, intitulado Preludiüm. O 2º em 2002, recebeu elogios da crítica, sendo o 1º cd no gênero a utilizar procedimentos da nova tecnologia MIDI para edição de Orquestra Gestual, o 3º em 2003 Un Elegant Recital , em 2004, dedicado exclusivamente ao Compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Na edição especial nº 100 e os nº124 e 157 da revista Guitar Player - 2004/2006/2009, recebendo elogios da crítica ao seu cd; dedicado ao compositor brasileiro Villa-Lobos, A voz do violão 2006 e Romancero Gitano de Mário Castelnuovo-Tedesco. O seu material discográfico encontra-se em catálogo na revista brasileira de música clássica “CONCERTO”.

A convite da Sociedade da guitarra clássica de Belgrado realizou turnée pela Rebública da Servia em 2010 com concertos e gravações exclusivos em BELGRADO e cidades do interior como SREMSKA MITROVICA,VRNJACKA BANJA, NOV SAD, ESMEDEREVO e outras sendo o foco principal o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos recebendo elogios e mensão do consulado e Embaixada Brasileira em BELGRADO.

Discografia

  • 1999 Preludiüm
  • 2001 Violão e Orquestra Gestual
  • 2003 Un Elegant Recital
  • 2004 Acácio Oliveira interpreta Villa-lobos
  • 2005 A voz do Violão
  • 2006 Romancero Gitano autor Mário Castelnuovo-Tedesco - 1º Gravação em CD realizada na America Latina.

Avant Premiere Concerto em fá maior Karl Kohaut - Orquestra de Camara da California (EUA) 1987

Avant Premiere Concerto em Mi menor Villa-lobos - Orquestra Philarmonica de Volvograd (Rússia) 2007.

Visite sua Página Oficial

comments
 

Nós temos 44 visitantes online
Banner