Violão Mandrião

O ponto de encontro dos amantes do Violão

HARMONIA

19. Dominantes Secundárias

Todo grau do campo harmônico de uma tonalidade pode ser precedido por uma Dominante individual. Todos os graus – com exceção do VII – podem ter como dominante (dominantes secundárias), graus da própria escala. Os acordes menores (II, III e IV) para se transformarem em dominante, basta que se altere a 3ª do acorde e se acrescente uma 7ª menor .

Obs.: Esses acordes também são chamados de Dominante da Dominante.

O I grau também acrescido de sua 7ª menor, transforma-se na Dominante do IV grau.

Todos os acordes aqui trabalhados, quando tem sua 9ª menor acrescentada e sua fundamental suprimida, assumem as características do acorde de 7ª diminuta.

Exemplo de encadeamento:

Como podemos ver, as Dominantes Secundárias podem ser obtidas com uma simples alteração ascendente na 3ª do acorde em questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *