Ícone do site Violão Mandrião

Aula 4 – Noções Iniciais sobre Acordes

O Acorde é o conjunto de três ou mais sons, que sobrepostos ou tocados simultaneamente produzem uma certa harmonia. Esses acordes são apresentados através de diagramas que chamamos de posições pois formam padrões que indicam como a mão deve ficar no braço para que possamos tocá-los.
A formação destes é bastante complexa, motivo pelo qual a construção dos acordes será explicada nas próximas lições.

Os acordes são qualificados em dois grupos:

a) ACORDES CONSONANTES: Representam a série de acordes que ao serem tocados transmitem uma sensação repousante e harmoniosa. Geralmente são as ‘posições’ mais fáceis de serem tocadas, portanto, nesta fase do curso vamos usar principalmente estes acordes.

b) ACORDES DISSONANTES: Ao contrário do anterior, estes transmitem uma sensação mais tensa, mais chocante (dando a impressão de pouco harmoniosa). Estes acordes são utilizados principalmente na execução de ‘Bossa Nova’ e ‘Jazz’. Muitas vezes quando estes acordes são tocados separadamente, transmitem uma sensação de ‘erro’, porém, no contexto geral da música tornam-se agradáveis.

Algo sobre a notação dos acordes

Tendo em vista a necessidade de adoção de uma escrita fácil e compreensiva para o acorde, procurou simbolizá-lo a partir do desenho do braço do violão. Dessa forma, conforme apresentado na figura abaixo, pode-se indicar o posicionamento dos dedos da mão esquerda, bem como a ‘casa’ do braço do violão a ser utilizada.

Informações importantes sobre o braço do violão

Formação dos Acordes

As figuras a seguir, representam a grafia dos acordes de Lá maior e Mi maior representadas pelas letras maiúsculas A e E, respectivamente). Note que para formar os acordes, devemos pressionar as cordas da maneira apresentada no modelo do braço do violão seguindo-se a ordem dos dedos indicada no desenho anterior. 

Pratique várias vezes a mudança de uma posição para outra, descendo o polegar da mão direita e trocando os acordes. 

Lá Maior
Mi Maior

Mas atenção: Não pare a mão direita enquanto troca os acordes.

Sair da versão mobile