Alaudistas

John Downland (1563-1626)

John Dowland

John Dowland foi um grande compositor inglês e famoso intérprete de Alaúde. Pai de Robert Dowland. Provavelmente nasceu em Londres ou Westminster em 1563 e morreu nesta mesma cidade em 20 de fevereiro de 1626 (data em que foi enterrado). Em 1580 mudou-se para Paris a serviço de Sir Henry Cobham. Licenciado em música pela Universidade de Oxford e de Cambridge. De caráter difícil, segundo seus contemporâneos, se viu em situações de incompreensão e inveja ao não obter o cargo de Alaudista   na corte da rainha Izabel.

John Dowland é o mais representativo compositor para alaúde da escola inglesa. Dowland tem importância, já que realizou originais e novos usos de escalas cromáticas. Ele trabalhava as partes do acompanhamento separadas da parte da melodia, obtendo assim efeitos harmônicos relativamente avançados para seu tempo. Já em suas obras podemos encontrar passagens de tremulo. A obra integral de John Dowland está gravada em Alaúde por Paul O´dette pela gravadora Armonía Mundi (5 cd´s)

Sylvius Leopold Weiss (1686-1750)

Sylvius Leopold Weiss (1686-1750)

Alaudista e grande compositor. Filho de Johann Jacob Weiss. O sobrenome Weiss corresponde a uma grande família de músicos alemães. Silvius nasceu em Breslan, em 12 de outubro de 1686 e morreu em Dresden, em 1750. Weiss foi um dos mais grandes tocadores e compositores de alaúde de todos os tempos. O número de obras que compôs alcança o número 600, a maior coleção de composições para Alaúde solo de toda a história. Weiss visitou J. S. Bach em Leipzig em 1739.

Fantasia em Dó Menor (Weiss), intérprete: Xavier Díaz-Latorre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile