Harmonia Aplicada ao Violão

Aprenda Harmonia numa linguagem violonística desenvolvida pelo Professor Giácomo Bartoloni.

Normalmente um Curso de Harmonia é ministrado quase que só com exemplos teóricos, a despeito da necessidade de uma vivência prática e auditiva. Tendo-se em vista esse fato, tomando-se o violonista como eixo de nossas preocupações, e sabendo-se que nem todos eles dominam o piano, pelo menos de forma suficiente para exercitar seu ouvido, propusemo-nos pesquisar e elaborar um estudo da Harmonia adaptado à escrita violonística, objetivando uma segura interpretação do discurso musical pelo instrumentista em questão.

A pesquisa resultou neste manual, escrito numa linguagem simples, acessível e enriquecida de obras musicais também acessíveis, para que todos, mesmo os iniciantes familiarizem-se com o assunto.

O estudo da harmonia é de vital importância para os intérpretes. Como sabemos, a nossa literatura é em grande parte assentada no Sistema Tonal, e ao fazermos a sua leitura a níveis estruturais, se não conseguirmos analisá-la harmonicamente, não captaremos o seu sentido. Por isso o nosso interesse em um Manual de Harmonia para os violonistas, mesmo porque não existem tratados de Harmonia voltados à técnica do violão.

Desenvolvemos o nosso trabalho abordando, já no início, alguns pontos básicos da Teoria Geral da Música necessários ao estudo da Harmonia, e concluímos com aplicações práticas sobre todo o material abordado. Acreditamos suprir com este
nosso trabalho, uma lacuna no campo do estudo do violão, contribuindo assim para o
pleno desenvolvimento da direcionalidade harmônica do jovem violonista.

Aula 1 – Elementos Básicos
Aula 2 – Posição dos acordes
Aula 3 – Movimento das Vozes
Aula 4 – Encadeamento dos Acordes
Aula 5 – A Escala Maior e Seus Acordes
Aula 6 – A Escala Menor e Seus Acordes
Aula 7 – A Escala Menor e Seus Acordes II
Aula 8 – Quadro dos Graus da Escala Maior e Escala menor em suas 3 versões.
Aula 9 – Exemplos de Encadeamentos
Aula 10 – Inversão de Acordes
Aula 11 – Acorde de 7ª da Dominante
Aula 12 – Acordes de 7ª em outros Graus
Aula 13 – Acordes de 9ª da Dominante
Aula 14 – O VII grau da escala maior
Aula 15 – Possibilidades de Alterações – Na 3ª do acorde
Aula 16 – Possibilidades de Alterações – Na 5ª do acorde
Aula 17 – Possibilidades de Alterações – Na fundamental
Aula 18 – Possibilidades de Alterações – Na 7ª e 9ª do acorde
Aula 19 – Dominantes Secundárias
Aula 20 – Modulação Diatônica
Aula 21 – Modulação Cromática
Aula 22 – Modulação Enarmônica
Aula 23 – Considerações Finais

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