HISTÓRIA DO VIOLÃO

Ângela Muner

A violonista Ângela Muner nasceu na cidade de São Paulo e iniciou seus estudos sob a orientação de seus pais, professores Ilso Muner e Tereza Clotilde Muner. Estudou técnica e interpretação violonística com Isaías Sávio, Geraldo Ribeiro e Henrique Pinto. Completou sua formação musical (harmonia, contraponto, história da música, estética e composição) com os professores Ângelo Camin, Wenceslau Nasari Campos, Marilia Pine, Ricardo Risek, Mário Ficarelli, Reinaldo Garrido Russo e Sérgio Vasconcellos Corrêa.

Participou como recitalista e professora em importantes cursos, Seminário Internacional de Porto Alegre, Cursos de técnica e interpretação violonística realizados em vários estados do Brasil e, a convite da Câmara de Comércio de Medellín, realizou tournée na Colômbia em 1983 e 1984.

Desenvolve intensa atividade como solista e camerista. Formou duos com Herry Schumann (oboé), Ilka Machado (soprano), Ilso Muner (cravo), Paulinho Nogueira (violão) e Edson Lopes (violonista). Gravou o CD “Violão Câmara Trio” juntamente com os violonistas Henrique Pinto e Giácomo Bartoloni. Em 1995, em estréia mundial, foi solista do “Concerto do Agreste” para violão e orquestra, obra do compositor Sérgio Vasconcellos Corrêa, dedicada a Ângela Muner: Em São Paulo sob a regência de Eleazar de Carvalho e no Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência do maestro André Cardoso.

Atualmente é professora de violão no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, São Paulo. Lançou em 1996 o CD “Ângela Muner Interpreta Música Espanhola”, recebendo por parte da crítica as mais elogiosas referências.  Angela é endorser Hyper.PRO para violão clássico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *