HISTÓRIA DO VIOLÃO

Outros nomes do Séc. XIX

O século XIX produziu uma safra inigualável de grandes músicos que se dedicaram ao violão. A carência de pesquisas aprofundadas, a falta de registros confiáveis e o extravio ou perda de documentos pode até ter contribuído para diminuir o brilho de alguns desses nomes, os quais, sem dúvida, pelo simples fato de serem lembrados no contexto histórico de um instrumento notoriamente negligenciado pela crônica, merecem toda nossa atenção e todo nosso respeito. Veja os outros compositores e violonistas de destaque ao longo do século XIX:

federicomoretti Outros nomes do Séc. XIX

Frederico Moretti (? – 1838) Nascido em Nápoles segundo alguns autores, foi, como Sor, aluno do Padre Basílio. Foi também violoncelista de Câmara da Coroa Espanhola e capitão da guarda real de Madri. Sua obra intitulada “Princípios de tocar la guitarra” publicada em Nápoles em 1792 e depois em Madri, com texto espanhol, em 1799, constitui importante documento na determinação da data aproximada em que foi adicionada a sexta corda. Nela, Moretti afirma: “Embora eu use um violão de ste cordas simples, pareceu-me mais oportuno acomodar estes princípios ao violão de seis cordas, por ser o instrumento que se toca na Espanha. Por essa mesma razão fui obrigado, quando publiquei este método em italiano no ano de 1792, a adaptá-los ao violão de cinco cordas, pois, naquele tempo, não se conhecia ainda, na Itália, o violão de seis cordas”

Fernando Ferandiére – Há carência de dados biográficos sobre este compositor espanhol. Sabe-se pela data de publicação de suas obras que estava em plena atividade no fim do século XVIII e no princípio do século XIX. Publicou, em 1799 a “Arte de tocas la guitarra española” na qual aparece uma das primeiras menções ao violão de seis cordas.

simonmolitor Outros nomes do Séc. XIX
Joseph Simon Molitor

Joseph Simon Molitor (1766-1848)– Compositor e violonista alemão. Deixou-nos um método e várias composições para o instrumento. Foi cronista e, nos seus escritos, queixava-se sempre do pouco caso que se fazia do violão em sua época. Radicado em Viena, exerceu nessa capital, por muitos anos, a profissão de professor de música e de violão.

wenzel-thomas-matiegka-1773 Outros nomes do Séc. XIX

Wenceslau Thomas Matiegka (1773-1830)– Compositor e violonista austríaco. É o autor do célebre Trio para violão, flauta e violino, transformado por Franz Schubert num quarteto para flauta, violão, viola e violoncelo que foi, durante algum tempo, atribuído ao próprio Schubert.

Francisco Molino (1775-1847) – Nascido em Florença, Itália, viajou muito pela Espanha até radicar-se em Paris, em 1820. Escreveu um método completo para violão, publicado com texto bilíngue e editado já no século XIX. Molino, que também foi violinista, deixou-nos um trio para violão, flauta e violino, duos para violão e piano, vários duos para violão e violino e estudos para violão.

mertz Outros nomes do Séc. XIX

Joseph K. Mertz – Violonista e compositor austríaco, considerado um dos melhores executantes de seu tempo. Foi vencedor de um concurso de composição que contou com a participação de Napoleão Coste. Um acidente que lhe afetou o braço direito o fez perder a destreza, interrompendo sua careira de concertista. Escreveu um método do qual muitos estudos são executados até hoje.

giulio_regondi Outros nomes do Séc. XIX

Júlio Regondi – Nasceu em Gênova, Itália, em 1822 e faleceu em Londres em 1876. Aprendeu a tocar violão com seu pai e foi menino prodígio, tendo começado a dar concertos quando contava apenas com 7 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *