6. A escala menor e seus acordes
Parte 1
A exemplo da escala maior, se construirmos tríades sobre os graus da escala menor, obteremos o seu campo harmônico:
Analisando estas tríades teremos: I, IV e V graus, tríades menores; III, VI e VII graus, tríades maiores e o II grau, uma tríade diminuta.
V eVI – maiores
I e IV – menores
II e VII – diminutas
Esquema do Campo Harmônico do modo menor:
IV <— I —> V (tríades menores)
VI <— III —> VII (tríades maiores – relativos)
Obs: O II grau, por tratar-se de uma corde diminuto, estudaremos mais adiante.
No sistema Tonal (sistema basado na disposição quase determinística das tríades consonantais), a cadência articula, pontua e garante sentido:
I – II – V – I —> com acordes de Dominante e Tônica no estado fundamental) – cadência perfeita
I – V – I —> cadência autêntica
I – IV – I —> cadência plagal
I – V – VI —> cadência interrompida
A cadência, ao msmo tempo em que afirma a tonalidade, direciona o discurso.
(continua…)