5. A escala maior e seus acordes

Construindo-se tríades sobre os graus da escala maior, obteremos o seguinte campo harmônico:

Analisando esse campo verificamos que o I, IV e V graus (Tônica, Subdominante e Dominante respectivamente) constituem tríades maiores. II, III e VI graus, tríades menores e o VII grau (Sensível), tríade diminuta.

Esquema do Campo Harmônico de Do Maior:

IV ———I———V            (Tríades Maiores)

II ———VI——–III            (Tríades Menores – relativos)

Em notação de Harmonia Funcional:

S ——— T ——— D

Sr ——–Tr ——— Dr

Outro exemplo:

Campo Harmônico de Fá Maior

As tonalidades, como colocado no estudo das escalas maiores, distanciam-se por intervalos de Quinta:

Do – Sol – Re – Lá – Mi, etc., e regressam por este caminho ao ponto de partida, dando uma idéia de círculo e constituindo o conhecido Círculo de Quintas:

No círculo de quintas, com o recurso de um ângulo de 60 graus, obteremos o campo harmônico de qualquer tonalidade desejada. Assim:

Campo harmônico de Do Maior:

Campo harmônico de Sib Maior:

Obs: O VII grau da escala, por tratar-se de uma tríade diminuta (5ª diminuta), envolvendo o trítono, exige um tratamento cauteloso no sentido de resolução da dissonância, o que será visto mais adiante.

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