5. A escala maior e seus acordes
Construindo-se tríades sobre os graus da escala maior, obteremos o seguinte campo harmônico:
Analisando esse campo verificamos que o I, IV e V graus (Tônica, Subdominante e Dominante respectivamente) constituem tríades maiores. II, III e VI graus, tríades menores e o VII grau (Sensível), tríade diminuta.
Esquema do Campo Harmônico de Do Maior:
IV ———I———V (Tríades Maiores)
II ———VI——–III (Tríades Menores – relativos)
Em notação de Harmonia Funcional:
S ——— T ——— D
Sr ——–Tr ——— Dr
Outro exemplo:
Campo Harmônico de Fá Maior
As tonalidades, como colocado no estudo das escalas maiores, distanciam-se por intervalos de Quinta:
Do – Sol – Re – Lá – Mi, etc., e regressam por este caminho ao ponto de partida, dando uma idéia de círculo e constituindo o conhecido Círculo de Quintas:
No círculo de quintas, com o recurso de um ângulo de 60 graus, obteremos o campo harmônico de qualquer tonalidade desejada. Assim:
Campo harmônico de Do Maior:
Campo harmônico de Sib Maior:
Obs: O VII grau da escala, por tratar-se de uma tríade diminuta (5ª diminuta), envolvendo o trítono, exige um tratamento cauteloso no sentido de resolução da dissonância, o que será visto mais adiante.