6. A escala menor e seus acordes

Parte 1

A exemplo da escala maior, se construirmos tríades sobre os graus da escala menor, obteremos o seu campo harmônico:

Analisando estas tríades teremos: I, IV e V graus, tríades menores; III, VI e VII graus, tríades maiores e o II grau, uma tríade diminuta.

V eVI – maiores

I e IV – menores

II e VII – diminutas

Esquema do Campo Harmônico do modo menor:

IV <—  I  —>  V   (tríades menores)

VI <— III —> VII (tríades maiores  – relativos)

Obs: O II grau, por tratar-se de uma corde diminuto, estudaremos mais adiante.

No sistema Tonal (sistema basado na disposição quase determinística das tríades consonantais), a cadência articula, pontua e garante sentido:

I – II – V – I —> com acordes de Dominante e Tônica no estado fundamental) – cadência perfeita

I – V – I —> cadência autêntica

I – IV – I —> cadência plagal

I – V – VI —> cadência interrompida

A cadência, ao msmo tempo em que afirma a tonalidade, direciona o discurso.

(continua…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *